Tags: , | Categories: Padrões de Projeto Posted by Rafael on 28/12/2010 21:34 | Comentários (2)

Dando sequencia à nossa série sobre Padrões de Projeto, vamos falar um pouco sobre o padrão estrutural Adapter. Esse padrão, também conhecido como Wrapper, tem como objetivo criar uma interface comum entre classes, ou seja, classes com interfaces diferentes podem trabalhar em conjunto desde que uma interface adaptadora seja criada para tal fim.

Muitos já fizeram ou fazem uso desse padrão com freqüência no dia-a-dia, principalmente se fazem uso de frameworks ou toolkits de terceiros. Na maioria das vezes, existem classes que foram projetadas para serem reutilizadas, porém, isso não é possível pois elas não atendem a uma interface específica de um objeto de nossa aplicação. Para resolvermos esse problema, criamos uma interface adaptadora para que as classes possam trabalhar em conjunto.

Fazendo uma analogia bem simples, porém interessante, podemos imaginar que a nossa aplicação seja um sistema hidráulico residencial. Quando necessitamos trocar uma torneira (um componente do nosso sistema), por qualquer que seja o motivo, precisamos nos certificar se o tamanho da rosca da torneira (interface terceiro) é compatível com o tamanho do terminal (interface local) do encanamento. Caso o tamanho seja diferente, precisamos utilizar um adaptador (a nova interface criada) para que uma das interfaces seja igual a outra, e o conjunto funcione perfeitamente.

O padrão Adapter é o único padrão cujo escopo abrange tanto Classe quanto Objeto. Os diagramas abaixo, retirados do livro Padrões de Projeto, da GoF, base para todos os posts de padrões de projeto, ilustra bem a diferença entre Classe e Objeto:

Um adaptador de classe usa a herança múltipla para adaptar uma interface à outra:

Padrão Adapter - Escopo Classe

Um adaptador de objeto depende da composição de objetos:

Padrão Adapter - Escopo Objeto

Para finalizar, vamos retomar o nosso exemplo sobre o sistema hidráulico residencial. Consideremos que o tamanho dos tubos do sistema hidráulico, ou encanamento, da nossa residência seja padrão 3/4 de uma polegada, e queiramos utilizar uma torneira que tenha um tamanho 1/2 de uma polegada (nota: o tamanho 3/4 [0,75 polegadas] é 50% maior do que o tamanho 1/2 [0,5 polegadas]). Precisamos utilizar um adaptador que estabeleça uma interface entre 1/2 e 3/4 polegadas, ou seja, uma interface que adapte (adapter) a interface da torneira de 1/2 polegadas (adaptee) para uma interface definida especificamente (target) para o domínio do encanamento (cliente), que é 3/4 polegadas.

Assim, temos:

Espero que esse exemplo simples tenha facilitado o entendimento do padrão Adapter.

Até a próxima!

Comentários

Marcelo Vinicius de Sousa Campos Brazil on 25/11/2011 18:52 Perfeito Rafael!!

Aprendi e muito sobre esse padrão.
Rafael Soares Fernandes Brazil on 30/11/2011 16:11 Olá Marcelo,



Fico feliz em ter ajudado.



Grande abraço,

Rafael
Os comentários estão fechados